Computador com custo x benefício, como montar?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Para muitos entusiastas, parte da diversão de construir um PC está em não gastar um centavo a mais do que o necessário. Esteja você construindo um computador básico do dia-a-dia ou tentando ganhar uma plataforma de jogos barata, as compras inteligentes permitem que você faça mais com seu dinheiro ou, bem, economize dinheiro em uma compra que já é bastante cara.

Boas notícias: a economia de custos é abundante, especialmente se você não estiver com pressa. Você só precisa saber para onde e como procurar. Essas dicas e truques ajudarão você a economizar dinheiro na sua próxima construção de PC, encontrando o melhor custo x benefício sempre.

Leia também

O melhor computador de custo x beneficio exige planejamento

Meça duas vezes, corte uma vez. Esse conselho atemporal também se aplica à criação de PCs. Pense em todos os aspectos de sua compilação antes de escolher um único componente para garantir que você não está comprando muita ou pouca energia para suas necessidades – e que tudo que você compra funciona em conjunto. O planejamento é a parte mais importante da construção de um PC.

Guias de componentes atualizados regularmente, como o melhor resumo da placa gráfica de revistas especializadas, a visão geral do processador do computador e as recomendações de SSD podem ajudar a identificar as melhores peças para sua carga de trabalho específica, independentemente do seu orçamento. Depois de identificar o processador de que precisa, você pode escolher uma placa-mãe compatível com os recursos de conectividade necessários e, depois de identificar uma placa-mãe, pode escolher que tipo de memória e armazenamento encaixar nela, e assim por diante.

Se você quiser uma orientação mais aprofundada sobre sua compilação, vá para a seção Guias de compilação de sites especializados, fóruns, e até nossos artigos. Todas as opções são carregadas com versões testadas e comprovadas de outros usuários, com todos os tipos de opções de filtragem, classificações de usuários e discussões para ajudar você a se familiarizar com a configuração de um computador ideal para você. Enquanto isso, um fórum tremendamente ativo e útil, há milhares de entusiastas de PC podem ajudar a responder a quaisquer perguntas que você tiver ou ajudá-lo a planejar a criação de um PC passo a passo.

PC gamer custo benefício

Se você já possui um computador, pode economizar muito dinheiro reutilizando suas partes dentro do seu novo PC.

A construção de um novo PC geralmente gira em torno de um novo processador e placa-mãe, mas há uma chance decente de você arrastar sua placa gráfica, armazenamento, memória ou gabinete mais antigos, especialmente se estiver substituindo um PC que você comprou na a última década ou mais. Seu equipamento pessoal pode incluir alguns discos rígidos e coolers de gabinete que sobrevivem a várias construções.

Obviamente, verifique se os componentes antigos são compatíveis com os novos. Os discos rígidos mais antigos podem contar com uma interface que não é mais suportada, enquanto muitas placas-mãe modernas suportam apenas a memória DDR mais recente, o que significa que você não pode simplesmente usar uma memória RAM de modelo mais antigo. Ferramentas online, como a Belarc Advisor, podem digitalizar seu sistema atual e informar detalhes finos sobre cada componente interno. Programas assim também revelam suas chaves de produto de software para facilitar a migração para um novo PC.

Use as ferramentas em sites especializados para montar PC

Ok, então você sabe exatamente quais partes estão entrando no seu novo PC. Agora é hora de seguir para um site de montar PCs, um recurso absolutamente inestimável para os entusiastas da computação.

Sites de montar PCs permitem que você monte virtualmente sua peça por peça, até o último componente. Se houver alguma incompatibilidade no sistema – como placa-mãe, memória ou cooler da CPU incorretos – o site o alertará sobre isso. Coisas extremamente úteis.

Mas são os aspectos de economia de dinheiro de um site de montar PCs que merecem destaque. Um bom site analisa todos os principais varejistas de eletrônicos. Portanto, para cada componente de sua compilação, você pode pesquisar detalhadamente e ver o melhor preço disponível, juntamente com os custos de envio, os códigos promocionais aplicáveis e a disponibilidade. Além disso, se você não estiver satisfeito com os preços que você vê para uma determinada peça de hardware, você pode configurar uma notificação por e-mail se o custo cair abaixo um preço de sua escolha.

Como você sabe se o preço de um componente de PC é competitivo? Bons sites de montar PCs também oferece ferramentas que revelam quedas de preços recentes e mostram tendências históricas de preços para todos os tipos de hardware.

PCs com custo benefício

Escolha os componentes certos e monte o PC ideal para jogos sem ter que quebrar o banco. (Foto: Pinterest)

Mas não se esqueça de pesquisar e comparar preços

Tudo isso dito, você poderá economizar ainda mais se comprar antes de acionar qualquer componente do PC. Muitas empresas são famosas por oferecer acordos substanciais na loja para processadores, então vá em uma loja física se houver uma na sua área. Outros varejistas podem oferecer modelos de hardware de caixa aberta ou recondicionados, disponíveis com grandes descontos. Certifique-se de conhecer os detalhes da garantia para essas peças – você deseja receber seu dinheiro de volta se o hardware falhar.

Se você não tem um revendedor físico por perto, passe algum tempo procurando em sites online algumas das principais partes de sua criação. Os sites oferecem constantemente pacotes que agrupam vários componentes compatíveis a um preço total com desconto. Você pode vê-los todos juntos ou navegar para a página de um dos componentes individuais da sua lista, onde qualquer oferta de pacote disponível deve estar em exibição.

Economias ainda maiores podem ser obtidas se você esperar para comprar todos os seus componentes durante as vendas da Black Friday ou em datas promocionais. Se você agrupar ofertas de pacotes disponíveis, descontos e descontos por correspondência, poderá economizar bastante, principalmente se usar de programas de cashback.

Não tenha pressa para montar um PC

Você notou o subtexto sutil percorrendo as últimas dicas? É o seguinte: se você não precisa de um novo PC no momento, não há pressa em comprar as peças do seu PC depois de planejar sua construção. A espera oferece ao seu hardware-alvo a oportunidade de diminuir o preço e oferece mais tempo para procurar ofertas melhores em várias fachadas de lojas. Paciência é uma virtude.

Só não espere tanto que a garantia expire nas peças que você está armazenando lentamente. Se um componente estiver estragado na chegada, você deve saber antes que a janela para devolvê-lo se feche.

Considere peças usadas

A menos que você tenha sorte o suficiente para fazer compras quando uma nova geração de equipamentos chegar às ruas e os varejistas estiverem tentando limpar o estoque, a compra de hardware de última geração para PC não economizará muito dinheiro. Se você realmente precisar economizar algum risco, poderá economizar muito dinheiro comprando peças usadas. Porém, você deve ter cuidado, pois o hardware usado não possui garantias e sempre há a chance de uma peça ter sido montada com força antes de acabar em suas mãos.

Como regra geral, processadores, memória e gabinetes geralmente podem ser comprados usados sem muita preocupação, pois não possuem partes móveis. Pergunte se o processador estava com overclock em alta tensão antes de comprá-lo e evite. As placas gráficas são mais difíceis, mas podem ser boas se você confirmar que está funcionando, não estão cobertas de poeira e não rodando em um overclock alto por um tempo prolongado.

As opiniões variam sobre as placas-mãe usadas, mas como elas são o núcleo do seu PC e têm muitas partes que podem falhar, então é bom evitar. Evite também comprar unidades de armazenamento usadas, pois elas têm uma vida útil limitada e, no caso de discos rígidos, peças móveis. Também tenho receio de pegar uma fonte de alimentação usada, pois é uma espinha dorsal importante do seu sistema e possui partes móveis. Os resfriadores de CPU por ar com dissipadores de calor e ventiladores normalmente devem estar bem, mas evite os resfriadores de líquido de circuito fechado usados, pois esses se desgastam eventualmente.

É melhor que você possa ver o hardware usado do PC funcionando antes de comprá-lo, o que significa que as vendas locais e o classificados online são ideais. Se você precisar comprar peças de PC usadas online, fóruns online, como os do Reddit, são ideais. Às vezes, você também pode encontrar boas ofertas na Amazon e Mercado Livre, e esses sites oferecem proteções ao consumidor que geralmente podem lhe dar um reembolso se você receber um insucesso. Faça as contas para garantir que essas despesas de envio não sejam muito importantes para a economia. E sempre, verifique sempre a reputação de um vendedor online antes de gastar centenas de reais por uma peça usada.

Economize em software também

O hardware não é o único custo quando você cria um novo PC. O software pode aumentar rapidamente, mas não precisa.

Para muitas pessoas, o maior custo de software é o Windows. Existem razões convincentes para experimentar um sistema operacional Linux gratuito, mas se você quiser se manter no Windows, poderá encontrar pessoas vendendo licenças do Windows bem barato online.

Quanto a todos os outros softwares essenciais que tornam um PC realmente útil, consulte guias para te ajudar a escolher.

Junte tudo no melhor custo x benefício

E é isso! Esperamos que essas dicas ajudem você a economizar algum dinheiro ao criar um PC. Se você precisar de ajuda para reunir todas essas partes, nós te ajudamos. Deixem nos comentários suas dúvidas e iremos ajudar no que for possível. Lembrando sempre que não nos responsabilizamos por seus erros. Portanto, pesquise muito antes de fazer sua montagem de PC.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário