Diagrama de Ishikawa, o que é?
Um diagrama de espinha de peixe é uma ferramenta que pode ajudá-lo a executar uma análise de causa e efeito para um problema que você está tentando resolver. Esse tipo de análise permite descobrir a causa raiz de um problema.
Essa ferramenta também é chamada de diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa. Esses nomes podem ser usados de forma intercambiável.
Estrutura do diagrama de Ishikawa
O lado esquerdo do diagrama é onde as causas estão listadas. As causas são divididas em categorias de causas principais. As causas que você identificar serão colocadas nas categorias de causas apropriadas à medida que você cria o diagrama.
Leia também
O lado direito do diagrama lista o efeito. O efeito é escrito como a declaração do problema para o qual você está tentando identificar as causas.
O diagrama se parece com o esqueleto de um peixe, de onde vem o nome da espinha de peixe.
Como criar um diagrama de causa e efeito
Um diagrama de causa e efeito pode ser criado em seis etapas:
- Desenho da declaração do problema
- Desenho das categorias de causas principais
- Brainstorm das causas
- Categorizar causas
- Determinar causas mais profundas
- Identificar causas principais
Desenho da declaração do problema
O primeiro passo de qualquer atividade de solução de problemas é definir o problema. Você deseja certificar-se de definir o problema corretamente e de que todos concordem com a declaração do problema. Quando a declaração do problema estiver pronta, escreva-a na caixa à direita do diagrama. Esta etapa é a mais importante para orientar o processo do diagrama.
Desenho das categorias de causas principais
Após a declaração do problema ter sido colocada no diagrama, desenhe as principais categorias de causas no lado esquerdo e conecte-as à “espinha dorsal” do gráfico de espinhas de peixe.
Em um ambiente de fabricação, por exemplo, as categorias tradicionais são:
- Máquinas / Equipamentos
- Métodos
- Materiais
- Pessoas
Em uma organização de serviços, as categorias tradicionais são:
- Políticas
- Procedimentos
- Planta
- Pessoas
Você pode começar com essas categorias ou usar um conjunto diferente que seja mais aplicável ao seu problema. Não há um conjunto perfeito ou um número especificado de categorias. Use o que faz sentido para o seu problema.
Brainstorm de causas
No brainstorming das causas do problema é que ocorre a maior parte do esforço na criação do diagrama de Ishikawa.
Algumas pessoas preferem gerar uma lista de causas antes das etapas anteriores para permitir que as ideias fluam sem serem restringidas pelas principais categorias de causas.
No entanto, algumas vezes as principais categorias de causas podem ser usadas como catalisadores para gerar idéias. Isso é especialmente útil quando o fluxo de idéias começa a desacelerar.
Categorizar causas
Depois que sua lista de causas for gerada, você poderá começar a colocá-las na categoria apropriada no diagrama.
Idealmente, cada causa deve ser colocada apenas em uma categoria. No entanto, algumas das causas “Pessoas” podem pertencer a várias categorias.
Por exemplo, a falta de treinamento pode ser uma causa legítima para o uso incorreto de máquinas, bem como a ignorância sobre um método específico.
Determinar causas mais profundas
Cada causa no gráfico é analisada posteriormente para determinar se há uma causa mais fundamental para esse aspecto. Isso pode ser feito com a pergunta “Por que isso acontece?”
Esta etapa também pode ser realizada para as causas mais profundas identificadas. Geralmente, você pode parar de ir mais fundo quando uma causa é controlada, um nível de gerenciamento removido do seu grupo. Use seu julgamento para decidir quando parar.
Identificar as causas raiz no diagrama espinha de peixe
A etapa final para criar um diagrama de espinha de peixe é identificar as causas do problema. Isto pode ser feito de várias maneiras…
Procure causas que aparecem repetidamente
Selecione usando métodos de consenso de grupo
Selecione com base na frequência de ocorrência
Os diagramas de espinha de peixe são uma excelente maneira de explorar e retratar visualmente as causas de um problema. Eles permitem que as causas principais de um problema sejam determinadas. Isso o ajudará a ser mais eficaz, concentrando suas ações nas verdadeiras causas de um problema e não nos sintomas.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Meu PC trava do nada, o que fazer?
Verifying DMI pool data, como resolver este erro?
Notebook não liga ou não inicia? 6 coisas que você pode fazer!
Meu PC não liga, o que fazer?