Filme Google EPIC 2015 – O futuro da Internet

Em Como usar a Internet por Alex Benfica

O vídeo Google Epic mostra a evolução da Internet desde o seu início até o ano 2015. No vídeo, são feitas projeções muito interessantes acerca do pode ocorrer no mundo da informação. Nossas vidas mudariam muito, mas não se pode dizer que tudo é para melhor.

Inovações e o futuro incerto da tecnologia

Como qualquer inovação em grande escala, previsões são meros palpites. Isso não deixa o vídeo menos interessante, é lógico. Mas é muito legal ver como as pessoas pensam em diferentes futuros possíveis com a tecnologia. A Nokia, por exemplo, já fez um vídeo semelhante, mas mostrando um conceito de tecnologia com o Nokia Morph.

Leia também

Vídeo sobre projeções tecnológicas para o futuro

O Epic 2015 mostra como a internet evoluiu até agora e nos dá uma amostra do que poderemos ver no futuro próximo. (Foto: blogoscoped.com)

Maior competição, mais opções de serviços

O que é certo do futuro da tecnologia é que haverá muita concorrência, e serviços cada vez mais complexos, dependendo de softwares incrivelmente inteligentes e baseados em tecnologias de ponta. O Google é o melhor exemplo da convergência que ocorre no momento, onde tudo se concentra ou depende da Internet, sejam estes simples serviços ou informações para trabalhos. O mais notável, é que muito da Internet se concentra no Google. Tente navegar na internet sem o Google, um único dia, e entenderá o que estou dizendo.

Convergência em padrões de tecnologia

O vídeo acima mostra também um pouco de como as grandes empresas de tecnologia criaram padrões para a internet. O EPIC do vídeo, inclusive, significa “Evolving Personalized Information Construct”, e é o ápice das previsões em que termina o filme. A Googlezon, onde a Google e Amazon se juntam, também foi uma grande sacada do vídeo, com uma ideia do que pode ser possível no futuro. É um pouco aterrorizante pensar no futuro, nas possibilidades, no domínio de gigantes no mercado da tecnologia. Mas também temos que pensar positivo: essa mesma convergência e padronização é que possibilitou a inclusão digital, tema sobre o qual já assisti muitas palestras e li muito material sobre. A Campus Party até falou sobre a inclusão digital no ano em que fui.

O que você pensa sobre o futuro da tecnologia? O que você espera para o futuro das grandes empresas da tecnologia?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário