Golpes em smartphones são mais comuns do que você imagina. Saiba como se proteger!
Com o popularização dos smartphones e tablets, juntamente ao crescimento da navegação mobile, esses gadgets entraram na mira dos cibercriminosos. Pois é, se você acreditava que os aparelhos móveis estavam imunes a vírus e golpes, está na hora de rever seus conceitos! Foi constatado no ano de 2014 um aumento na tentativa de golpes mobile, e a tendência para 2015 é que esse número siga crescendo.
Crescimento nas tentativas de fraudes em aparelhos móveis
Segundo a ClearSale, especialista em prevenção à fraudes em e-commerce, 7% das tentativas de golpe em 2014 tiveram origem em dispositivos móveis. Em 2015, a estimativa é que esse número chegue a 18%. Acredita-se que os criminosos estejam, majoritariamente, focados nas transações com cartão não-presente, realizadas em lojas virtuais e pelo internet banking.
Leia também
Como evitar as principais modalidades de atuação nos crimes cibernéticos?
Aplicativos – Programas fraudulentos podem obter acesso a dados privados contidos no seu gadget, além de instalar vírus. Por isso, não baixe apps fora das lojas oficiais e, antes de fazer o download, verifique a procedência da empresa que o oferece, o número de downloads e os comentários feitos por outros usuários – esse procedimento é importante pois há registro de fraudes mesmo em lojas oficiais, como a Play Store, por exemplo.
Phishing – Essa tática se utiliza de sites e e-mails falsos para coletar informações pessoais e financeiras. Nesse cenário, o ideal é se manter longe de e-mails e links suspeitos, lembrando que órgãos do governo ou bancos, por exemplo, não pedem dados confidenciais por e-mail.
SMS – Esse sistema é muito utilizada para o envio de publicidade, porém, entre promoções reais é possível que haja uma tentativa de golpe, que também utilizará o phishing para enganar suas vítimas. Nesse caso, a prudência de não clicar em links, nem enviar informações, também é a melhor solução.
Como proteger seu aparelho móvel contra fraudes?
É difícil encontrar um computador que não tenha antivírus, por outro lado, celulares e tablets raramente contam com essa proteção. Se levarmos em conta que, cada vez mais, os procedimentos do computador estão migrando para os aparelhos móveis, é importante que eles também contem com um software de segurança.
A Bitdefender oferece o melhor antivírus para Android e pode ser baixado gratuitamente pelo site. Ele oferece proteção contra malwares, detectando vírus e analisando aplicativos, assim que eles são instalados. Além disso, tem baixo impacto na memória e bateria, oferecendo uma ótima experiência ao usuário com impacto mínimo de recursos.
Experimente!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
O que é privacidade na internet?
Como recuperar o acesso a uma conta de rede social hackeada?
Como cadastrar seu computador para usar o banco pela internet?
Smartphone, tablet, notebook, PC. Quais você realmente precisa?