Google acadêmico, como funciona?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Leia essas dicas para melhorar sua pesquisa com o Google Acadêmico e para descobrir quando é útil para você pesquisar com esta ferramenta do Google. Basicamente, é um grande banco de dados voltado para a pesquisa de artigos e livros científicos, proporcionando uma fonte mais confiável de informações para seus trabalhos.

Google Acadêmico: pesquisa facilitada para artigos científicos

O Google Acadêmico é um mecanismo de busca muito poderoso de literatura científica usado por muitos pesquisadores e estudantes. É especialmente útil para localizar e acessar publicações que você já conhece ou para fazer uma pesquisa rápida sobre um tópico.

Leia também

Esta ferramenta é menos útil quando você deseja obter uma visão geral da literatura sobre um determinado tópico, por exemplo, para sua tese ou revisão de literatura. Isso ocorre porque o Google Acadêmico oferece opções limitadas para combinar vários termos de pesquisa com operadores booleanos (como AND, OR, NOT).

Por padrão, o Google Acadêmico pesquisa no texto completo das publicações. A pesquisa avançada permite que você limite sua pesquisa a campos específicos (título, autor, um determinado periódico e data), mas você não pode limitar sua pesquisa a, por exemplo, campos de título, resumo e palavras-chave (como no Scopus).

A seleção que o Google Acadêmico faz para você não é transparente. Ele classifica os resultados da pesquisa e mostra apenas os primeiros 1.000 resultados de qualquer pesquisa, com base em algoritmos que o Google muda com frequência. A classificação depende de configurações que você pode desconhecer, como suas configurações de idioma ou local.

Para obter uma visão geral da literatura científica sobre um determinado tópico, portanto, é melhor usar um banco de dados bibliográfico.

Usando o Google Acadêmico

Use o Google Acadêmico corretamente para encontrar pesquisas e materiais para trabalhos acadêmicos. (Foto: Guía Universitaria)

Google Acadêmico: como acessar às publicações científicas?

Se você usar o Google Acadêmico, poderá ainda ter que se cadastrar nos bancos de dados dos artigos encontrados. Quando você trabalha no site do Google Acadêmico, certifique-se de que tem acesso a uma biblioteca de faculdade ou universidade, para pesquisar os artigos e livros diretamente no banco de dados da biblioteca.

Em algumas universidades, o site do Google Acadêmico é integrado ao sistema da universidade. E se sua instituição tiver parcerias ou assinar bancos de dados de artigos científicos, você pode conseguir acessar os artigos diretamente.

Google Acadêmico para o universitário: como pesquisar bons artigos?

Observe que a maioria dessas dicas também funcionam no Google!

Use a opção de pesquisa avançada (no menu) para pesquisar em “campos” específicos ou para limitar os resultados por intervalo de anos. Essas opções não funcionam perfeitamente (veja acima), mas podem ajudar a limitar o número de resultados.

Use aspas duplas para pesquisar várias palavras próximas umas das outras na ordem especificada (como em termos compostos ou uma frase exata), por exemplo, “mudança climática” ou “o impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar”. Caso contrário, o Google (Acadêmico) combina automaticamente várias palavras com o operador AND.

Inclua termos alternativos usando o operador OU. Em alguns casos, o Google (Acadêmico) não inclui sinônimos óbvios em sua pesquisa. Com o operador OR, você pode combinar esses termos e encontrar mais. Em vez de OR, você também pode usar “|”, por exemplo, “coração | enfarte do miocárdio | ataque” encontra enfarte do coração, enfarte do miocárdio, ataque cardíaco e ataque do miocárdio.

Exclua termos específicos usando o operador -. Você pode excluir quantos termos quiser, por exemplo, mercúrio –carros –planeta –envenenamento.

Allintitle: limite a sua pesquisa aos termos que aparecem apenas no título, por exemplo, allintitle: ”caatinga brasileira”.

Tipo de arquivo: limite sua pesquisa a tipos de arquivo específicos usando tipo de arquivo: ou ext: Por exemplo, tipo de arquivo “caatinga brasileira”: pdf

Site: Limite sua pesquisa a certos sites ou domínios. Isso pode ser útil para sites sem boas opções de pesquisa, por exemplo, site de “doenças de plantas”: journals.plos.org. Ao pesquisar em certas extensões de domínio, você pode limitar sua pesquisa por país ou tipo de instituição, por exemplo, site de “doenças de plantas”: .edu (instituições acadêmicas no Brasil).

Combine todos os itens acima para fazer pesquisas mais precisas, por exemplo, allintitle: “dióxido de carbono” OU CO2-fósforo ext: pdf site: .edu

Personalize sua pesquisa por meio de Configurações e use outros recursos úteis do Google Acadêmico. Por exemplo, faça sua própria biblioteca de referências (chamada Minha Biblioteca), crie alertas de literatura ou deixe o Google Acadêmico mostrar links de citações de importação para o EndNote ou outro gerenciador de referências. Para usar essas opções, você precisará fazer login com sua conta do Google.

Lembre-se também de que existem mais mecanismos de pesquisa do Google para tipos de fontes específicos, como Google Livros e Google Patentes.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário