Java, o que é e para quê serve?
Como o inglês, o Java tem um conjunto de regras que determinam como as instruções são escritas. Essas regras são conhecidas como sua sintaxe. Depois que um programa é escrito, as instruções de alto nível são traduzidas em códigos numéricos que os computadores podem entender e executar. Mas o que é o Java, afinal?
Java: o que é?
Java é uma linguagem de programação de computador. Ele permite que os programadores escrevam instruções de computador usando comandos baseados em inglês, em vez de ter que escrever em códigos numéricos. É conhecida como uma linguagem de alto nível porque pode ser lida e escrita facilmente por humanos.
Leia também
Para quê serve o programa Java?
Antes de responder à pergunta, o que o Java usa, deixe-me fazer uma breve explicação sobre por que você deve escolher o Java. Java é muito popular e dominou esse campo desde o início dos anos 2000 até o presente ano.
Java foi usado em diferentes domínios. Alguns deles estão listados abaixo:
Banco: para lidar com o gerenciamento de transações.
Varejo: os aplicativos de faturamento que você vê em uma loja / restaurante são totalmente escritos em Java.
Tecnologia da Informação: Java é projetado para resolver dependências de implementação.
Android: os aplicativos são gravados em Java ou usam a API Java.
Serviços financeiros: é usado em aplicativos do lado do servidor.
Mercado de ações: para escrever algoritmos sobre qual empresa eles devem investir.
Big Data: muitos programas de análise e estoque de dados são escritos usando Java.
Comunidade Científica e de Pesquisa: Para lidar com grande quantidade de dados.
E muito mais.
História do Java e seu uso
Java é uma linguagem de programação desenvolvida por James Gosling com outros membros da equipe chamados Mike Sheridan e Patrick Naughton, também chamada Green Team em 1995 para a Sun Microsystems para dispositivos digitais como set-top boxes, televisões etc. Agora, vamos ver em detalhes o que é Java.
É uma linguagem orientada a objetos semelhante ao C ++, mas com recursos avançados e simplificados. Java é gratuito para acessar e pode ser executado em todas as plataformas.
Pode usar concorrente, onde você pode executar muitas instruções em vez de executá-lo sequencialmente.
Linguagem de programação baseada em classe e orientada a objetos.
Linguagem de programação independente que segue a lógica de “Escrever uma vez, Executar em qualquer lugar”, ou seja, o código compilado pode ser executado em todas as plataformas que suportam java.
Em palavras simples, é uma plataforma de computação onde você pode desenvolver aplicativos.
Você pode passar por esta gravação em Java, onde o nosso especialista em Treinamento de Certificação em Java explicou os tópicos de maneira detalhada, com exemplos que ajudarão você a entender melhor os conceitos.
Recursos do Java
Simples: Java tornou a vida mais fácil removendo todas as complexidades, como ponteiros, sobrecarga de operadores, como você vê em C ++ ou em qualquer outra linguagem de programação.
Portátil: Java é independente de plataforma, o que significa que qualquer aplicativo escrito em uma plataforma pode ser facilmente transferido para outra plataforma.
Orientada a objetos: tudo é considerado um “objeto” que possui algum estado, comportamento e todas as operações são realizadas usando esses objetos.
Seguro: Todo o código é convertido em bytecodes após a compilação, o que não é legível por um ser humano. e java não usa um ponteiro explícito e executa os programas dentro do sandbox para evitar atividades de fontes não confiáveis. Permite o desenvolvimento de sistemas / aplicações livres de vírus e livres de adulterações.
Dinâmico: Ele tem a capacidade de se adaptar a um ambiente em evolução que suporta alocação dinâmica de memória, devido a que o desperdício de memória é reduzido e o desempenho do aplicativo é aumentado.
Distribuído: o Java fornece um recurso que ajuda a criar aplicativos distribuídos. Usando o Remote Method Invocation (RMI), um programa pode invocar um método de outro programa através de uma rede e obter a saída. Você pode acessar arquivos chamando os métodos de qualquer máquina na internet.
Robusto: Java possui um forte sistema de gerenciamento de memória. Ajuda na eliminação de erros, pois verifica o código durante a compilação e o tempo de execução.
Alto desempenho: Java obtém alto desempenho por meio do uso de código de bytes, que pode ser facilmente traduzido em código de máquina nativo. Com o uso de compiladores JIT (Just-In-Time), o Java permite alto desempenho, melhor do que muitas outras linguagens de programação.
Interpretado: O Java é compilado para bytecodes, que são interpretados por um ambiente de tempo de execução Java.
Multithreaded: Java suporta múltiplos threads de execução (também chamados de processos leves), incluindo um conjunto de primitivas de sincronização. Isso torna a programação com threads muito mais fácil.
Componentes do Java
Os componentes abaixo são os mais importantes do Java.
JVM (Java Virtual Machine)
É uma máquina abstrata. É uma especificação que fornece um ambiente de tempo de execução no qual o bytecode Java pode ser executado. Segue três notações, sendo a especificação que é um documento que descreve a implementação da máquina virtual Java, fornecido pela Sun e por outras empresas; a implementação: É um programa que atende aos requisitos da especificação da JVM; e a Instância de Tempo de Execução é criada sempre que você escreve um comando java no prompt de comandos e executa a classe.
JRE (Java Runtime Environment)
O JRE refere-se a um ambiente de tempo de execução no qual o bytecode Java pode ser executado. Ele implementa a JVM (Java Virtual Machine) e fornece todas as bibliotecas de classes e outros arquivos de suporte que a JVM usa no tempo de execução. Portanto, o JRE é um pacote de software que contém o que é necessário para executar um programa Java. Basicamente, é uma implementação da JVM que existe fisicamente.
JDK (Java Development Kit)
É a ferramenta necessária para compilar e documentar.
Pacotes de programas Java.
O JDK inclui completamente o JRE, que contém ferramentas para programadores Java. O Java Development Kit é fornecido gratuitamente. Junto com o JRE, ele inclui um interpretador / carregador, um compilador (javac), um compactador (jar), um gerador de documentação (Javadoc) e outras ferramentas necessárias no desenvolvimento Java. Em suma, contém ferramentas de desenvolvimento do JRE +.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Inteligência artificial: o que é? Como usar?
O que é front end e back end? Quais as diferenças?
Qual a diferença entre técnico em informática, engenheiro de computação, ciências da computação e sistemas de informação?
O que é privacidade na internet?