Outsourcing de TI, o que é? Como fazer?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

Hoje em dia, centenas, senão milhares, de empresas usam tipos de terceirização de TI, em grande parte envolvendo o setor de tecnologia. A terceirização de TI envolve a terceirização ou o “outsourcing” de certas funções de tecnologia da informação para empresas independentes ou de terceiros, em vez de manter essas funções internamente. Outro termo frequentemente usado para descrever a ajuda contratada no exterior é “virtual”. Como em um “trabalho virtual” ou “equipe virtual”. Vamos nos aprofundar e descobrir se é algo que você ou sua empresa devem considerar.

Leia também

Tipos de outsourcing em TI

Existem vários tipos de terceirização de TI, definidos por onde o trabalho terceirizado acontece.

Mover negócios/serviços para outras empresas no seu país ou até no exterior, normalmente para aproveitar os custos mais baixos e/ou um clima econômico mais favorável

Nearshoring: transferindo negócios ou serviços para outro país próximo, muitas vezes compartilhando uma fronteira com seu próprio país

Homeshoring/onshoring: permitir que os funcionários trabalhem de casa em vez de um escritório, fábrica ou local de trabalho físico relacionado

Serviços de outsourcing em TI

Exemplos de serviços de TI freqüentemente terceirizados incluem:

Vantagens do outsourcing de infraestrutura e serviços de TI

Tem que haver uma boa explicação para por que tantos lugares estão fazendo isso, certo? Aqui estão algumas das razões pelas quais as empresas / empreendedores estão optando por terceirizar partes de seus negócios.

Especialidade: às vezes, um fornecedor/empresa de outsourcing de TI possui equipamentos e/ou conhecimentos técnicos especiais, o que os torna melhores na tarefa determinada do que os funcionários da organização de terceirização.

Custos reduzidos: um grande atrativo para terceirizar o trabalho é reduzir os custos de mão de obra, operações e até mesmo de equipamentos

Flexibilidade de pessoal: o Outsourcing permitirá que as operações que tenham demandas sazonais ou cíclicas tragam recursos adicionais quando você precisar deles e os libere quando terminar.

Outsourcing de TI

O outsourcing de TI, quando bem feito, pode otimizar o funcionamento de uma empresa e baixar os custos de funcionamento. (Foto: Vinova)

Desvantagens do outsourcing de TI

Aqui estão algumas desvantagens potenciais para a terceirização.

Barreiras linguísticas/culturais: podem afetar funcionários e clientes, especialmente quando são necessárias explicações claras sobre os problemas e soluções

Diferentes fusos horários: isso pode ser uma barreira à comunicação e coordenação com a empresa contratante

Retornos mais lentos: as barreiras linguísticas ou de comunidade associadas às diferenças entre as empresas, inclusive diferenças de países, podem levar a tempos de projetos e resoluções mais longos

Possível perda de qualidade, a menos que você invista tempo em um rigoroso processo de triagem.

Onde contratar empresa de outsourcing em TI?

Há muitos lugares para encontrar trabalhadores de outsourcing em TI hoje em dia. Dependendo das necessidades da sua empresa, você pode estar procurando apenas uma pessoa, uma equipe ou um departamento inteiro.

Encontrar funcionários virtuais individuais ou equipes pequenas geralmente é bastante simples. Existem diversos sites onde as pessoas podem oferecer os serviços terceirizados em TI. É recomendável pesquisar bastante a qualidade desses profissionais através de reviews e opiniões de outros clientes, verificando também o portfólio desses profissionais.

No caso de um outsourcing de maior porte, é essencial que esse processo seja feito através de empresas especializadas e bem recomendadas na área. Apesar de poder ficar mais caro, é sempre bom lembrar que o mais barato pode sair muito caro.

Existem muitos sites online para encontrar talentos virtuais. Se você procura ajuda de curto prazo ou taxas mais baratas em tarefas simples, a terceirização ou outsourcing pode ser a melhor opção para sua empresa. No entanto, vamos reforçar: você deve ser inteligente e não basta optar pelo lance mais barato, pois também é verdade que você recebe pelo que paga.

Você já fez algum processo de outsourcing de TI? Como foi? quais foram os critérios para as escolhas feitas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário