Programador: quanto ganha e o que faz?
Programadores aparecem em filmes, seriados, e em vários guias de carreira como profissionais bem pagos e com cada vez mais ofertas de emprego no mercado. São profissionais que traduzem muito bem as exigências modernas para a tecnologia. Mas o que é, afinal, um programador? O que é esperado deste profissional? Quanto ele ganha?
Programador: o que é?
Um programador de computador, ou codificador, é alguém que escreve software de computador. O termo programador de computador pode se referir a um especialista em uma área de programação de computador ou a um generalista que escreve código para vários tipos de software.
Leia também
Aquele que pratica ou professa uma abordagem formal à programação também pode ser conhecido como analista de programação. O termo programador pode ser usado para se referir a um desenvolvedor de software, engenheiro de software, cientista da computação ou analista de software. No entanto, os membros dessas profissões geralmente possuem outras habilidades de engenharia de software além da programação. Por esta razão, o termo programador é por vezes considerado uma simplificação excessiva dessas outras profissões.
Isso gerou muito debate entre desenvolvedores, analistas, cientistas da computação, programadores e pessoas de fora que continuam intrigados com as diferenças sutis nessas ocupações. Dentro da engenharia de software, a programação (a implementação) é considerada como uma fase em um processo de desenvolvimento de software.
O que faz um programador de computador?
O século 21 trouxe uma quantidade extraordinária de progresso tecnológico. No centro desta tecnologia moderna estão os programadores de computadores, com as habilidades tecnológicas para criar e navegar em qualquer novo projeto que possa surgir. É o trabalho dos programadores de computador fazer projetos criados por desenvolvedores de software e engenheiros e transformá-los em conjuntos de instruções que os computadores podem seguir. Essas instruções resultam em plataformas de mídia social, programas de processamento de texto, navegadores e muito mais que as pessoas usam todos os dias.
Há um debate em andamento sobre até que ponto a redação de programas é uma arte, um ofício ou uma disciplina de engenharia. Em geral, boa programação é considerada a aplicação medida de todos os três, com o objetivo de produzir uma solução de software eficiente.
A disciplina difere de muitas outras profissões técnicas em que um programador de computador, em geral, não precisa ser licenciado ou passar por testes de certificação padronizados (ou regulamentados pelo governo) para se chamar de “programador” ou mesmo de “engenheiro de software”. ”
No entanto, representar a si mesmo como um “engenheiro de software profissional” sem uma licença de uma instituição credenciada é ilegal em muitas partes do mundo. Como a disciplina cobre muitas áreas, que podem ou não incluir aplicativos críticos, é discutível se o licenciamento é necessário para a profissão como um todo. Na maioria dos casos, a disciplina é autogovernada pelas entidades que exigem a programação.
Um programador de computador descobre o processo de projetar, escrever, testar, depurar / solucionar problemas e manter o código-fonte dos programas de computador. Este código-fonte é escrito em uma linguagem de programação para que o computador possa entendê-lo. O código pode ser uma modificação de uma fonte existente ou algo completamente novo.
O objetivo da programação é criar um programa que produza um certo comportamento desejado (customização). O processo de escrever código-fonte geralmente requer conhecimento em muitos assuntos diferentes, incluindo conhecimento do domínio da aplicação, algoritmos especializados e lógica formal.
O programador de computador também projeta uma interface gráfica de usuário (GUI) para que os usuários não técnicos possam usar o software através de opções de menu fáceis de apontar e clicar. A GUI atua como um tradutor entre o usuário e o código do software.
Alguns, especialmente aqueles que trabalham em grandes projetos que envolvem muitos programadores de computador, usam ferramentas de engenharia de software assistida por computador (CASE) para automatizar grande parte do processo de codificação. Essas ferramentas permitem que um programador se concentre em escrever as partes exclusivas de um programa. Um programador que trabalha em projetos menores geralmente usará “ambientes de programadores” ou aplicativos que aumentam a produtividade combinando funções de compilação, geração de código, geração de código, geração de dados de teste e depuração.
Um programador de computador também usará bibliotecas de código básico que podem ser modificadas ou personalizadas para um aplicativo específico. Essa abordagem gera programas mais confiáveis ??e consistentes e aumenta a produtividade dos programadores, eliminando algumas etapas da rotina. O programador de computador também será responsável por manter a integridade do programa.
Como o design de software continuou avançando e algumas funções de programação foram automatizadas, os programadores de computadores começaram a assumir algumas das responsabilidades que antes eram desempenhadas apenas por engenheiros de software. Como resultado, alguns programadores de computador agora auxiliam os engenheiros de software a identificar as necessidades dos usuários e projetar certas partes dos programas de computador, além de outras funções.
Você é adequado para ser um programador de computador?
Os programadores de computador têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos investigativos, o que significa que eles são intelectuais, introspectivos e inquisitivos. Eles são curiosos, metódicos, racionais, analíticos e lógicos. Alguns deles também são convencionais, o que significa que eles são conscientes e conservadores.
Como é o local de trabalho de um programador de computador?
Os avanços tecnológicos permitem que mais trabalho seja feito a partir de locais remotos, de modo que alguns programadores de computador podem trabalhar em casa. A maioria dos programadores, no entanto, trabalha em escritórios limpos e confortáveis e passa a maior parte do tempo na frente de um computador. Eles geralmente trabalham 40 horas por semana completas e podem ser solicitados a trabalhar horas extras para cumprir prazos ou corrigir problemas técnicos.
Devido à quantidade de tempo gasto na frente de um terminal de computador, os programadores podem ser suscetíveis a fadiga ocular, problemas nas costas ou problemas de mão e punho, como a síndrome do túnel do carpo.
Que tipos de programadores de computador existem?
Os produtos que usamos todos os dias, como nosso computador, nosso smartphone e nosso carro, não seriam capazes de fazer o que pedimos para eles se não fossem os programadores de computador. A programação de computadores é uma profissão muito detalhada. Portanto, os programadores são obrigados a se concentrar no código por longos períodos de tempo sem perder o foco ou perder o controle de seu progresso. Frequentemente, problemas de código pequenos, mas críticos, podem ter um grande impacto técnico e impedir que um programa funcione corretamente. A persistência e a capacidade de detectar e corrigir pequenas discrepâncias o mais rápido possível são essenciais para resolver problemas. Existem quatro categorias principais de programadores de computador. A seguir, descrevemos quais são as diferenças entre eles e suas funções:
Programador de Hardware de Computador
Os computadores têm sua própria linguagem de máquina que eles podem entender e receber instruções. Os programadores de hardware de computador escrevem essas instruções em uma linguagem de máquina específica (código) para que um computador saiba o que fazer quando alguém pressiona o botão liga / desliga, digita no teclado ou usa o mouse. Eles também escrevem código para que o texto possa ser exibido quando o computador é ligado. Programas de computador (uma coleção de instruções) são colocados no armazenamento permanente da memória, de modo que, assim que alguém liga o computador, é exibida uma informação programada que solicita ao usuário que escolha o que o computador faz a seguir.
Os programadores de hardware de computador também estão envolvidos na pesquisa, projeto, desenvolvimento e teste de equipamentos de computador. Várias tarefas de trabalho para programadores de hardware de computador são:
- Escrever especificações funcionais detalhadas para o processo de desenvolvimento de hardware
- Construir, testar e modificar protótipos de produtos usando modelos
- Projetar, analisar e testar o desempenho de equipamentos elétricos, eletrônicos e de informática
- Avaliar interface entre hardware e software
- Avaliar os requisitos operacionais e de desempenho
- Preparar projetos, determinar especificações e determinar planos operacionais
- Projetar e desenvolver hardware de computador (CPUs, lógica de suporte, microprocessadores, circuitos, impressoras e unidades de disco)
- Monitorar o funcionamento e fazer as modificações necessárias
- Monitorar processos para conformidade com padrões
- Recomendar design técnico ou alterações de processo para melhorar o desempenho
- Armazenar, recuperar e manipular dados para análise
- Analisar as necessidades do usuário e recomende o hardware apropriado
Carreiras relacionadas ao programador de hardware de computador são:
- Engenheiro de automação
- Arquiteto de Computadores
- Engenheiro de Computação
- Designer de Hardware de Computadores
- Desenvolvedor de Hardware de Computadores
- Engenheiro de Instalação de Computadores
- Engenheiro eletrônico
- Engenheiro de Serviço de Campo
- Engenheiro de Design de Hardware
- Engenheiro de hardware
- Consultor de Tecnologia da Informação (Consultor de TI)
- Engenheiro de Redes
- Engenheiro de sistemas
- Engenheiro de Integração de Sistemas
- Engenheiro de Telecomunicações
Desenvolvedor Web
Os programadores de computador que projetam, criam e modificam os milhões de sites encontrados na Internet são chamados de desenvolvedores da web. Esses tipos de programadores de computador usam software que lhes permite ditar quais tipos de funções as pessoas são capazes de fazer quando acessam um site.
Os desenvolvedores da Web começam analisando as necessidades de um usuário antes de projetar e estruturar um site. Eles também adicionam componentes gráficos, de áudio e vídeo aplicáveis, se necessário (geralmente usam software projetado especificamente para permitir a criação de conteúdo da Web e multimídia). Até mesmo um simples blog precisa de um desenvolvedor da Web que possa projetar a estrutura, a função e as informações que um público possa ver.
Os desenvolvedores da web não são apenas responsáveis ??pela aparência de um website, mas também são responsáveis ??pelo desempenho, pela capacidade e, às vezes, pela criação de conteúdo. Linguagens de programação comuns para sites incluem HyperText Markup Language, JavaScript, Drupal, WordPress e Joomla. Esses idiomas podem ser personalizados com base nas necessidades do proprietário do website.
Carreiras relacionadas ao desenvolvedor web são:
- Desenvolvedor Web front-end
- Arquiteto de Internet
- Desenvolvedor Web PHP
- Especialista em Usabilidade
- Designer de experiência do usuário
- Desenvolvedor de Interface do Usuário
- Desenvolvedor de Aplicações Web
- Arquiteto Web
- Desenvolvedor de Página da Web
- Programador Web
- Desenvolvedor de sites
- Especialista em sites
- Especialista da Web
- Webmaster
Várias tarefas de trabalho para desenvolvedores da Web são:
- Analisar as necessidades do usuário
- Selecionar linguagens de programação, ferramentas de design ou aplicativos
- Criar modelos da web ou protótipos
- Escrever código de programação de computador
- Projetar, criar, editar ou manter sites
- Usar software, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gerenciamento e mídia digital
- Desenvolver e documentar diretrizes de estilo para o conteúdo do site
- Executar ou direcionar atualizações do site
- Registrar sites com mecanismos de pesquisa
- Priorizar necessidades, resolva problemas técnicos e desenvolva critérios de conteúdo
- Fazer backup de arquivos em diretórios locais para evitar perda de informações
- Resolver problemas de software e solucionar problemas
- Garantir que o código é válido e atende aos padrões do setor
- Certificar-se de que o código seja compatível com navegadores, dispositivos ou sistemas operacionais
- Atualizar o conhecimento das atuais tecnologias e práticas da Web
- Desenvolver cronograma de testes para testar o desempenho
- Criar e desenvolver bancos de dados que suportam aplicativos da Web e sites
- Desenvolver e integrar estratégias de comércio eletrônico e estratégias de marketing
- Fornecer suporte técnico para problemas de rede de computadores
- Projetar e implementar firewalls ou criptografia de mensagens
- Desenvolver mapas de sites, modelos de aplicativos, modelos de imagens ou modelos de páginas
- Preparar gráficos ou outras representações visuais de informações
- Gerenciar links para e de outros sites
- Ver a taxa de download de documentos, gerenciar largura de banda, desempenho do banco de dados e em diferentes tipos de navegador e dispositivo
Desenvolvedor de software
Desenvolvedores de software são programadores de computador que se concentram em projetar e gerenciar funções de programação. Uma função é uma seção do código reutilizável e organizado que é usado para executar uma ação (as funções também podem ser chamadas de métodos, sub-rotinas e procedimentos).
É possível que desenvolvedores de software criem aplicativos inteiros com apenas funções. Essas funções, por exemplo, podem permitir que uma pessoa abra seu arquivo de impostos, edite seus documentos fiscais e salve-os ou imprima-os. Cada tipo de programa é projetado de forma diferente e tem instruções e tarefas específicas relevantes para a empresa que atende. Portanto, tentar editar fotos no software do banco não funcionará porque o design do desenvolvedor de software não incluiu instruções para o programa do banco editar fotos. Desenvolvedores de software também desenvolvem, projetam, criam e modificam programas que executam os sistemas operacionais para computadores, redes e até mesmo smartphones. Em poucas palavras, o objetivo de um desenvolvedor de software é otimizar a eficiência operacional projetando software personalizado.
Carreiras relacionadas ao desenvolvedor de software são:
- Designer de banco de dados
- Desenvolvedor de banco de dados
- Desenvolvedor de jogos
- Engenheiro de Video Game
- Arquiteto de Informação
- Analista de Sistemas de Informação
- Analista de Tecnologia da Informação (Analista de TI)
- Consultor de Tecnologia da Informação (Consultor de TI)
- Designer de interface
- Analista de Software
- Arquiteto de Aplicativos de Software
- Designer de Aplicativos de Software
- Desenvolvedor de Aplicativos de Software
- Engenheiro de Aplicações de Software
- Especialista em Aplicações de Software
- Especialista em computação de software
- Engenheiro de Design de Software
- Designer de software
- Engenheiro de Desenvolvimento de Software
- Engenheiro de Sistemas de Software
- Programador Analista de Sistemas
- Engenheiro de Usabilidade
- Designer de interface do usuário
- Programador de aplicativos de software
Várias tarefas de trabalho para desenvolvedores de software incluem:
- Consultar os clientes sobre o design do sistema de software
- Rever os sistemas atuais
- Projetar aplicativos de software
- Analisar os dados do projeto para determinar especificações ou requisitos
- Determinar os padrões de desempenho do sistema
- Modificar o software existente para corrigir erros ou melhorar seu desempenho
- Apresentar ideias para melhorias no sistema, incluindo propostas de custo
- Trabalhar de perto com analistas, engenheiros, programadores, designers e funcionários
- Desenvolver e direcionar testes de sistema de software e procedimentos de validação
- Produzir especificações detalhadas e escreva os códigos do programa
- Testar o produto em situações reais controladas antes de ir ao vivo
- Preparar manuais de treinamento para usuários
- Manter os sistemas assim que estiverem funcionando
- Analisar as necessidades do usuário e os requisitos de software
- Supervisionar o trabalho de programadores, tecnólogos e técnicos
Desenvolvedores de banco de dados
Um banco de dados (uma coleção organizada de dados) coleta, organiza, classifica e recupera informações relacionadas. Ele é executado nos bastidores do software do usuário e sites, e geralmente é armazenado e acessado eletronicamente de um sistema de computador.
Desenvolvedores de banco de dados (ou programadores de banco de dados) são as pessoas responsáveis ??por criar e implementar bancos de dados de computador. Esses tipos de programadores de computador analisarão as necessidades de dados de uma empresa e produzirão um sistema de banco de dados eficaz para atender a essas necessidades. Eles também testarão programas de banco de dados em busca de eficiência e desempenho, além de solucionar problemas e corrigir quaisquer problemas que surgirem. Governos, bancos, concessionárias de carros, empresas de comércio eletrônico (pense na Amazon), todos precisam de sistemas de negócios especializados e dependem de seus bancos de dados e dos desenvolvedores de banco de dados que os personalizam e revisam.
Carreiras relacionadas ao desenvolvedor de banco de dados
- Administrador de Banco de Dados (DBA)
- Administrador de rede
- Arquiteto de dados
- Analista de Design de Banco de Dados
- Analista de Banco de Dados
- Coordenador de Banco de Dados
- Analista de Design de Banco de Dados
- Designer de banco de dados
- Engenheiro de Banco de Dados
- Especialista em sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS Specialist)
- Gerenciador de banco de dados
- Modelador de Banco de Dados
- Programador de banco de dados
Várias tarefas de trabalho para desenvolvedores de banco de dados são:
- Design de programas de banco de dados e desenvolvimento destes
- Criar bancos de dados para armazenar dados eletrônicos
- Trabalhar como parte de uma equipe de projeto para coordenar o desenvolvimento do banco de dados
- Desenvolver modelo de dados descrevendo elementos de dados e como eles são usados
- Analisar os bancos de dados existentes e as necessidades de dados dos clientes para desenvolver sistemas eficazes
- Usar linguagens de programação e códigos específicos
- Seguir os processos de implementação para novos bancos de dados
- Solucionar problemas e forneça soluções para quaisquer erros em novos aplicativos de banco de dados
- Manter-se atualizado com tecnologias novas e emergentes
- Usar habilidades de SQL
- Testar programas ou bancos de dados e fazer as modificações necessárias
- Atualizar informações do banco de dados do computador
Quanto ganha um programador?
Essa pergunta tem uma resposta bem complexa. Dependendo da região em que você vive, o salário base pode começar em 1 ou 2 salários mínimos para um estagiário, e chegar a 10 ou mais salários para alguém que tenha um cargo de gerenciamento ou supervisão. Além disso, as pesquisas não consideram centenas, senão milhares de programadores que não divulgam seus salários.
A melhor forma de descobrir o valor a ser esperado é conversando com quem já trabalha na área. Quando isso não for possível, uma pesquisa em sites de emprego pode te dar uma ideia da faixa salarial que é oferecida na sua região.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Navegador seguro para bancos! Android e PC! Qual utilizar?
O que é Web3?
O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
Principais componentes internos de um PC e periféricos! Hardware e software!