Porta TCP
Em se tratando de redes de computadores existem centenas de termos que precisam ser bem entendidos para fazer a rede funcionar. DNS, ip-fixo, DHCP, roteador, modem, wi-fi, gateway e muitos outros termos fazem parte da rotina de quem trabalha com administração de redes ou apenas precisa configurar a rede em sua casa mesmo.
Leia também
E quando se trata de configurar uma rede doméstica o maior problema surge ao ter que redirecionar uma porta TCP ou UDP para jogar ou rodar algum programa que exige isto. Em geral as conexões de rede domésticas funcionam até automaticamente, mas em alguns casos é necessário modificar o comportamento de alguma porta TCP. Geralmente o redirecionamento serve para permitir um programa receber conexões entrantes vindas de fora da rede local.
Ao conectar na rede ou na Internet, seu computador recebe um endereço IP. Porém, há sempre vários programas abertos ao mesmo tempo no computador acessando a internet. Com apenas 1 endereço IP, como todos estes serviços podem funcionar ao mesmo tempo sem entrar em conflito? Existem 65536 portas TCP/IP, numeradas de 1 a 65536. Cada porta é usada por um programa diferente, assim, podem haver até 65536 programas abertos ao mesmo tempo usando a internet. O computador, ao receber um pacote da internet, sabe para qual porta o mesmo deve ser direcionado, isto é, sabe qual programa requisitou uma determinada informação. Todo computador em uma subrede é identificado por um IP diferente. Cada programa em cada computador, usa uma porta diferente em um determinado momento. Dois programas não podem usar a mesma porta no mesmo computador ao mesmo tempo.
A porta mais comum a ser redirecionada em computadores Windows é relacionada à conexão de área de trabalho remota, que se dá por padrão na porta 3389 TCP.
E você? Já precisou redirecionar portas TCP ou portar UDP para jogar ou se conectar diretamente ao seu computador? Já usou algum programa de suporte remoto que precisasse redirecionar portas? Como você lida com a questão da segurança ao deixar portas redirecionadas para acesso externo? Deixe um comentário!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Teste de velocidade de internet, como fazer?
O que é DHCP e para que serve?
TTL (Time to Live) – O que é ?
O que é endereço MAC
Um comentário para: “Porta TCP”
Jose Carlos Alves Teixeira
Muito bom os conteúdos apresentados, só ficou a desejar exemplos de IP, DHCP, e outros.