O que é a internet das coisas?
A Internet das Coisas (IoT) refere -se à conexão de dispositivos (exceto as conexões típicas, como computadores e smartphones) à Internet.
Compilamos um guia para iniciantes de termos e perguntas da IoT para ajudá-lo a navegar no mundo cada vez mais conectado.
Você provavelmente já ouviu a frase “Internet das Coisas” – ou IoT – em algum momento, mas também pode estar arranhando a cabeça descobrindo o que é ou o que isso significa.
O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas, comumente abreviada como IoT, refere -se à conexão de dispositivos (exceto pratos típicos, como computadores e smartphones) à Internet. Carros, utensílios de cozinha e até monitores cardíacos podem ser conectados através da IoT. E à medida que a Internet das Coisas cresce nos próximos anos, mais dispositivos ingressarão nessa lista.
Leia também
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
- O que é privacidade na internet?
Compilamos um guia para iniciantes de termos e perguntas da IoT para ajudá-lo a navegar no mundo cada vez mais conectado.
Como funciona a internet das coisas em um dispositivo?
Qualquer dispositivo conectado à Internet independente que possa ser monitorado e/ou controlado a partir de um local remoto é considerado um dispositivo IoT. Com chips mais menores e mais poderosos, quase todos os produtos podem ser uma Internet das Coisas.
Qual é o ecossistema da Internet das Coisas?
Todos os componentes que permitem que empresas, governos e consumidores se conectem aos seus dispositivos de IoT, incluindo controles remotos, painéis, redes, gateways, análises, armazenamento de dados e segurança fazem parte do ecossistema da Internet das Coisas.
Outros termos e definições da Internet das Coisas:
Entidades: inclui empresas, governos e consumidores.
Camada física: o hardware que fabrica um dispositivo de IoT, incluindo sensores e equipamentos de rede.
Camada de rede: responsável por transmitir os dados coletados pela camada física para diferentes dispositivos.
Camada de aplicação: isso inclui os protocolos e interfaces que os dispositivos usam para identificar e se comunicar.
Remotos: entidades que utilizam dispositivos IoTs para conectar-se e controlá-las usando um painel, como um aplicativo móvel. Eles incluem smartphones, tablets, PCs, smartwatches, TVs conectadas e controles remotos não tradicionais.
Painel: exibe informações sobre o ecossistema da IoT para os usuários e permite que eles controlem seu ecossistema de IoT. Geralmente é alojado em um controle remoto.
Analytics: sistemas de software que analisam os dados gerados pelos dispositivos IoT. A análise pode ser usada para uma variedade de cenários, como manutenção preditiva.
Armazenamento de dados: onde os dados dos dispositivos IoT são armazenados.
Redes: a camada de comunicação da Internet que permite que a entidade se comunique com o dispositivo e às vezes permite que os dispositivos se comuniquem.
Tendências e mercado da internet das coisas
Haverá mais de 64 bilhões de dispositivos IoT instalados em todo o mundo nos próximos anos. Além disso, empresas e consumidores gastarão quase US$ 15 trilhões em dispositivos, soluções e sistemas de suporte, aumentando todos os anos.
Conectados à Internet e equipados com sensores, esses dispositivos alimentam grande parte da economia baseada em dados e preenche a divisão entre os mundos físicos e digitais.
Quais são as indústrias afetadas pela IoT?
Embora possamos esperar que a IoT afete cada indústria de uma maneira ou de outra, existem vários ambientes nos três grupos de consumidores, governos e ecossistemas beneficiarão o maior da IoT. Esses incluem:
Fabricação
Transporte
Defesa
Agricultura
Infraestrutura
Atacado e varejo
Logística
Bancos
Petróleo, gás e mineração
Seguros
Casas conectadas e edifícios inteligentes
Serviços alimentícios
Serviços de utilidade pública
Hospitalidade e saúde
Cidades inteligentes
O que são plataformas de IoT?
Um dispositivo IoT se conecta a outro para transmitir informações usando protocolos de transferência da Internet. As plataformas de IoT servem como ponte entre os sensores dos dispositivos e as redes de dados.
A seguir, algumas das principais plataformas de IoT do mercado hoje:
Amazon Web Services
Microsoft Azure
Watson da IBM
Cisco IoT Cloud Connect
Salesforce IoT Cloud
Oracle Integrated Cloud
GE Predix
Segurança e privacidade dos IoT
À medida que os dispositivos se tornam mais conectados graças à IoT, a segurança e a privacidade se tornaram a principal preocupação entre consumidores e empresas – mas não está diminuindo a adoção da IoT.
No entanto, à medida que mais dispositivos conectados aparecem em todo o mundo, os ataques cibernéticos também são uma ameaça crescente. Os hackers podem penetrar carros conectados, infraestrutura crítica e até casas das pessoas. Como resultado, várias empresas de tecnologia estão se concentrando na segurança cibernética, a fim de garantir a privacidade e a segurança de todos esses dados.
A Internet das Coisas (IoT) está impulsionando a transformação para empresas, consumidores e governos. Ferramentas e tecnologias emergentes, como alto-falantes inteligentes, aprendizado de máquina e 5G, estão permitindo grandes ganhos com eficiência e mais controle em casa e no local de trabalho.
O crescimento contínuo da indústria da IoT será uma força transformadora em todas as organizações. Ao integrar todos os nossos dispositivos modernos à conectividade da Internet, o mercado de IoT está no ritmo de crescer ainda mais.
Você já está no mercado de IoT? O que mais quer conhecer desses dispositivos? Compartilhe nos comentários!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como usar a internet do celular no PC?
Como escolher a versão do Windows que você precisa?
Internet cai e só volta quando reinicia o modem: o que pode ser?
O que é um servidor de internet?