Drone profissional: como escolher e comprar?
Muitos operadores de drones com quem converso encontraram uma questão específica: eles precisavam comprar um novo drone após os primeiros seis meses de iniciar o uso do aparelho.
Isso acontecia porque o primeiro drone deles não estava fornecendo desempenho suficiente e eles rapidamente precisavam de mais. Ou eles simplesmente fizeram uma escolha muito cara para os recursos que estavam recebendo.
Vou estabelecer dez dicas para comprar seu primeiro drone profissional de câmera. Felizmente, no final, você saberá como evitar os erros que muitos novos pilotos cometem ao entrar na indústria de drones profissionais.
Leia também
Conheça as faixas de preço disponíveis para drones profissionais
Os drones profissionais estarão sempre divididos em uma faixa de dólares. Colocando o preço aqui em dólares ao invés de reais estaremos mantendo uma lista mais atualizada para você saber o que esperar dos drones. Se quiser uma lista em reais, basta pesquisar o preço dos drones fora do Brasil na faixa desejada e pesquisar depois aqui.
As faixas de preços de drones são:
$300 a $500
$500 a $1.000
$1.000 a $5.000
$5.000 a $10.000
$10.000 e acima
US $ 300 a US $ 500: receberão um drone de ponta mais baixo com uma uma câmera, tempo de voo, alcance adequados, e possivelmente alguns modos de voo autônomos. Mas esses geralmente são modelos mais velhos e foram substituídos por drones muito mais avançados (que não são muito mais caros).
US $ 500 a US $ 1.000: geralmente é o intervalo que eu recomendo para a maioria dos pilotos iniciantes. Você receberá um bom equilíbrio de recursos/especificações sem investir muito inicialmente.
Pesquise quanto custa um drone dentro do seu orçamento
O que você pode pagar agora? Por exemplo, se você não puder pagar nada mais que $500, esse é o alcance que você precisa manter.
No entanto, você também deve considerar o quanto você potencialmente ganhará nos primeiros três a seis meses. Isso pagaria pelo investimento? Ao pensar nesses termos, às vezes você pode justificar gastar um pouco mais para obter uma qualidade mais alta para um drone profissional, mesmo que tenha que parcelar ou pegar um empréstimo.
Escolha um modelo e marca de drone bem estabelecida
Escolha um drone comprovado e testado em vez de um que acabou de sair. Novos drones, até vendidos pelos principais fabricantes, às vezes saem com problemas crônicos complicados de resolver.
Como um novo piloto profissional de drones, você não quer lidar com coisas como essa, quando acaba de começar. Pegue um modelo que está fora há pelo menos seis meses a um ano.
Principais marcas incluem Ryze, DJI, Parrot, Autel, Yuneec, e Kespry.
Modos de voo autônomos para drones são seus melhores amigos
Até os pilotos mais experientes usam modos de voo autônomos para ajudá-los a tirar fotos bem feitas. Coloque seu ego de lado e aproveite -os.
Muitos drones que custam $ 300 a $ 500 vêm com pelo menos alguns modos de voo. Eu sugiro procurar por isso:
Me siga
Ponto de interesse
Waypoints
Com apenas esses modos de voo, você pode obter uma gama versátil de fotos ou até de mapeamento, dependendo do drone.
Compre um drone com alcance longo o suficiente
O alcance é muito mais importante para os pilotos profissionais do que os recreativos. 500m é provavelmente o mínimo nu para o qual você deseja fotografar.
Por que o alcance é tão importante? Os pilotos profissionais geralmente voam muito mais altos e mais distantes para obter as imagens de que precisam. Perder o sinal no meio do voo pode arruinar completamente uma foto perfeita.
Considere a portabilidade do drone profissional
A portabilidade não deve ser uma prioridade. Os drones profissionais são tipicamente maiores e mais difíceis de transportar, independentemente do modelo que você obtém.
Mas você provavelmente estará viajando com seu drone um pouco. Um dos melhores drones que é extremamente portátil sãos os drones da DJI. Se a portabilidade for importante para você, convém considerar um modelo assim.
Caso contrário, não se esqueça de comprar um estojo de transporte para carregar sua plataforma e todas as suas peças/acessórios.
Vale lembrar que a legislação brasileira trata os drones por peso. Portanto, se você tiver um drone maior do que 250g, você poderá ter de fazer aulas especiais e não poderá voar com o drone sem o licenciamento apropriado.
Compre um drone com um tempo mínimo de vôo de 18 minutos
A maioria dos drones profissionais vem com um tempo de voo que atinge esse mínimo ou mais, mas ainda é algo para prestar atenção em sua pesquisa.
Eu procuraria pelo menos 20 a 25 minutos. Você deseja minimizar com que frequência precisa pousar e trocar de baterias.
Verifique se a câmera vem com qualidade de imagem e vídeo alta o suficiente
Suas fotos serão tão boas quanto a câmera que está atirando nelas. Procure por um mínimo de fotos de 20MP e vídeo de 1080p. Hoje em dia, você pode encontrar um vídeo de 25MP e 4K para uma fração do que era alguns anos atrás. Já há drones com maior resolução e qualidade, e você pode sempre procurar por eles.
Se você precisar de zoom, não se esqueça de considerar esse elemento.
Você quer anexar sua própria câmera agora ou no futuro?
Nem todos os drones permitem que você altere a câmera. E muitos pilotos profissionais preferem usar seu próprio equipamento.
Se você antecipar usar seu próprio equipamento em algum momento e compre um drone que permita que você faça isso, para que não precise comprar uma nova plataforma no futuro.
A velocidade é importante para as fotos que você está tentando obter?
Finalmente, você vai filmar cenas de perseguição ou panorâmicas extremamente rápidas? Nesse caso, compre um drone com velocidade e energia suficientes para obter essas fotos, ou você ficará decepcionado com os resultados obtidos.
Mas não siga meu conselho cegamente. Faça sua própria pesquisa, anote as opções por aí e escolha o melhor drone para você. E se tiver dúvidas, deixe nos comentários suas pergutnas e iremos ter ajudar!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como montar um computador ideal para você
Como escolher um computador?
Como escanear e digitalizar fotos antigas com imagem boa?
Comprar computador usado, vale a pena?