O que é copywriting?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Um copywriter escreve com a intenção de persuadir e influenciar o público, o leitor, para comprar um bem ou serviço. Eles têm uma compreensão inata da unidade humana e do know-how para influenciar a tomada de decisões com palavras e sugestões. Se você gosta de escrever, você pode considerar aplicar suas habilidades a uma cópia de escrita de trabalho. Neste artigo, exploramos o que um copywriter faz e como se tornar um.

Copywriter: o que é?

Um copywriter é uma pessoa que grava conteúdo escrito persuasivo para publicidade e marketing online ou impresso. Os copywriters escrevem cópia e fornecem consumidores e clientes informações sobre um determinado serviço ou produto. Os três principais tipos de copywriters são:

Leia também

1. Copywriters de agência

Os copywriters da agência garantem uma posição com uma agência que serve vários clientes e geralmente deverá trabalhar em tempo integral. Você sempre concluirá projetos que podem ser desafiadores e exigem a criatividade para ajudar os clientes a criar identidade de marca.

2. Copywriters corporativos

Os copywriters corporativos tendem a ter mais estabilidade profissional e escreverão para os produtos ou serviços oferecidos apenas pela corporação específica que trabalham. Essas posições são tipicamente mais consistentes no assunto e exigem menos criatividade.

3. Copywriters freelancer

O copywriting freelance oferece a maior quantidade de liberdade em termos de assunto, tipo de projeto e compromisso de tempo. O cronograma é altamente flexível e os redatores freelance podem se comprometer com tantos ou mais empregos possíveis.

Copywriter profissional

O copywriter é um profissional que atua no marketing, principalmente com a redação publicitária e estratégias para convencer o público. (Imagem: Pinterest)

O que faz um copywriter?

Os copywriters estão focados em escrever conteúdo envolvente a ser distribuído em vários meios. O copywriting é uma forma de escrita persuasiva destinada a educar, engajar e atrair o público para comprar bens ou serviços imediatamente ou em um tempo futuro.

Um copywriter levará o resumo ou o plano de publicidade de um cliente e gerará ideias para obter a atenção do público-alvo. Como copywriter, você deve prestar muita atenção aos detalhes e escolha de palavras, ou dicção. Ao escrever cópia, toda peça é intencional e toda palavra tem uma função.

Espera-se que os copywriters produzam conteúdo livre de erros ou perto de erros para ajudar a marketing e simplificar a marca de produtos criando uma identidade de marca eficaz. Os copywriters normalmente trabalham em vários projetos diferentes de uma vez e devem ser habilidosos na multitarefa. Algumas tarefas adicionais do copywriter podem incluir o conteúdo de escrita para:

E-mails.

Peças de correio direto

Campanhas e Catálogos de Mídia

Comunicados de imprensa

Billboards.

Publicidade panfletos.

Anúncios de rádio

Plugues de televisão e anúncios de mídia social

Quanto ganha um copywriter?

O potencial salarial de um copywriter pode variar com base no tempo de compromisso, disponibilidade, experiência, formação educacional e demandas e cronograma dos requisitos do projeto. Um copywriter com um histórico de criação de cópia que ajuda a aumentar a receita para os clientes pode ganhar mais.

O salário médio para um copywriter que trabalha em tempo integral é entre 2 e 3 salários mínimos por mês, para um iniciante. Mas os valores aumentam consideravelmente quando você começa a ganhar porcentagens dos lançamentos.

Como ser um copywriter?

Se você é uma agência, escritor corporativo ou freelance, estas são algumas qualidades centrais que você utilizará em sua carreira:

1. Habilidades de escrita

O ato de escrever cópia é um processo recursivo. Você não precisa ser um escritor realizado para começar, mas praticar diariamente ajudará você a refinar suas habilidades de escrita e melhorar com o tempo.

2. Natureza inquisitiva

Escrever uma cópia efetiva requer alguma pesquisa em segundo plano sobre seu tópico e foco público. Ter uma mente naturalmente curiosa e querer aprender coisas novas pode tornar essa carreira uma escolha desafiadora e emocionante.

3. Orientado a detalhes

Você precisará ser capaz de avaliar seu trabalho a partir de uma perspectiva objetiva. Você precisará digitalizar o seu trabalho para edições, procurando gramática correta, ortografia e pontuação e revisão para garantir uma peça de qualidade.

4. Habilidades de comunicação

Você usa essas habilidades para entender os outros claramente e ser entendida completamente. Eles ajudarão você a se afirmar e se posicionar como uma autoridade em escrever uma cópia. Ouvindo atentamente aos seus clientes, interpretando sua visão e escrita para que todos os objetivos pretendem exigir excelentes habilidades de comunicação verbais e escritas.

5. Criatividade

Ser capaz de ver as coisas de uma nova perspectiva é uma habilidade única.

Dicas de copywriting

Os copywriters experientes e novatos prosperam em organizar e reorganizar palavras e imagens para manipular a perspectiva e a emoção de uma audiência para fins persuasivos. Algumas dicas de copywriting para ter em mente são:

Definir um limite de palavras e escrever parágrafos curtos. Manter informações resumidas e chunking em seções ajuda o leitor a absorver metodicamente e melhora a retenção de informações.

Escreva frases concisas e diretas. Usar uma voz ativa com verbos fortes ajudará o fluxo da escrita e aumentar a fluência de leitura para o seu público.

Use subtítulos. O uso de subtítulos melhora a legibilidade, tornando as informações visualmente atraentes e fáceis de digitalizar. Isso ajuda o leitor a encontrar as informações que eles procuram de forma rápida e fácil.

Incluir fatos. Informações estatísticas e quantificáveis dão ao recurso lógico da sua informação.

Escolha fontes com finalidade. Você quer que as fontes sejam fáceis de entender e ver, mas também adicionar um apelo estético à sua criação. Deve comunicar-se visualmente o que a peça se comunica verbalmente. Toda decisão que um copywriter tem um propósito e deve estar trabalhando para um objetivo geral e coeso.

Utilize a linguagem cotidiana. Usar a linguagem cotidiana é tudo incluído e mantém as informações acessíveis a um vasto público. Quanto mais pessoas sua cópia atingir, melhor os interesses do seu cliente são servidos.

Requisitos para um copywriter

O copywriting é uma habilidade que pode ser afiada com a prática e o tempo. Embora os requisitos para ser um copywriter variam amplamente da posição para a posição, alguns comuns são:

Escrever, ler, editar e revisar

Habilidades de pesquisa eficazes

Forte capacidade de gerenciar o tempo e organizar

Consciência do conteúdo online e várias estratégias de marketing

Experiência com otimização de mecanismos de busca (SEO)

Licenciatura em escrita, literatura inglesa, marketing, gestão de negócios ou campo relacionado

Passo a passo para se tornar um copywriter

Tal como acontece com qualquer ocupação, não há caminho singular para atingir sua carreira desejada, no entanto, há alguns princípios básicos para o sucesso. O copywriting não requer um diploma, mas uma formação educacional no jornalismo, marketing, pesquisa de marketing ou escrita pode ajudar a torná-lo mais comercializável. Aqui estão algumas dicas para se tornar um copywriter:

Entenda noções básicas de copywriting.

Esteja ciente de por que as indústrias usam copywriters.

Identifique e estabeleça seu nicho.

Crie um portfólio.

Aprenda o mercado e saiba como se conquistar.

1. Entenda os Básicos do Copywriting

Ser um copywriter eficaz é mais do que seguir instruções básicas ou informações de escrita claramente. O copywriting implica uma profunda compreensão das necessidades dos clientes e da psicologia humana. Requer a capacidade de capturar a atenção do público de forma rápida e eficaz, organizando palavras, imagens e elementos de chamada para ação de maneira atraente.

2. Esteja ciente de por que as indústrias usam copywriters

Parte de um plano de marketing eficaz é conhecer seu público-alvo. Entender as razões pelas quais as pessoas contratam copywriters permitem que você anuncie para essas necessidades em um nível básico. Empresas, empresas e outras organizações são obrigadas a criar uma grande quantidade de conteúdo original para apagar os interesses dos clientes.

3. Identifique e estabeleça seu nicho

Estabeleça-se para uma clientela que visse o que você sabe. Isso ajudará você a estabelecer credibilidade como copywriter em uma área específica e maximizará os resultados. Por exemplo, se você gosta de viajar, poderá se concentrar em escrever para blogs de viagem ou publicações semelhantes.

4. Crie um portfólio

Um portfólio de copywriting, também conhecido como “portfólio viável mínimo (MVP)”, consiste em trabalhos de amostragem direcionados para os interesses de um cliente. Um MVP é uma amostra de escrita de seu trabalho cuidadosamente construído, cerca de 200-400 palavras de comprimento e fornece uma representação concreta da qualidade de escrita que você oferece aos seus clientes.

É breve, mas deve visar a exatidão e eficiência das qualidades que seu potencial empregador está interessado e inclui a escolha específica da palavra para transmitir sua mensagem.

5. Aprenda o mercado e saiba como se marcar

Um dos objetivos de um copywriter é a capacidade de manter, atrair e ganhar novos clientes para seus clientes através da linguagem, colocação de imagens e persuasão. Um copywriter precisa entender os fundamentos da publicidade para anunciar e proteger os próprios clientes.

Estratégias de marketing, colocação de produtos, público-alvo, identidade de marca, branding e identidade de marca para você como copywriter deve ser incorporado em sua própria estratégia para ganhar clientes buscando suas habilidades.

Como obter clientes para copywriting?

Para copywriters iniciais e experientes, obter clientes é um foco. Aqui estão quatro métodos que você pode usar para atrair clientes.

1. Público frio

Um campo frio é um email ou série de e-mails para um público-alvo de clientes em potencial, convencê-los a garantir seus serviços. Você quer se apresentar, explicar seus serviços e detalhes como você pode ajudar sua empresa ou organização.

Por fim, você pode convidá-los para agir contatando você ou vinculando a parte do seu trabalho. É aqui que você poderia incluir seu portfólio. O pitching frio é um método direto em contatar clientes em potencial e pode ajudar a estabelecer um relacionamento com seu público e potenciais clientes.

2. Anúncios trabalho

Muitas placas de trabalho são atualizadas diariamente e são uma maneira eficaz de ver um grande número de oportunidades. Este método permite que você escolha quais oportunidades lhe interessam e obtêm alguns leads promissores.

3. Referências

Esta é uma forte tática de marketing de crescimento. Depois de ter conseguido alguma experiência, pergunte aos seus clientes se eles considerassem se referindo aos outros para você, ou mesmo escrevendo uma revisão para você e seu trabalho. Esta forma de marketing boca-a-boca é altamente eficaz em atrair novos clientes.

4. Plataformas de redes sociais

A publicidade de seus serviços nas plataformas de redes sociais é uma maneira rápida de obter exposição. Forneça informações consistentes e tenha certeza de que o que você oferece é informação útil, em vez de um mero propaganda, as pessoas podem envolver. Você quer atrair a atenção, mostrar suas habilidades e estabelecer-se como um especialista.

Perguntas frequentes para se tornar um copywriter

Aqui está uma lista de perguntas que você pode ter enquanto perseguir uma carreira como copywriter:

O copywriting online é o mesmo que a escrita  geral?

Escrita online e escrita geral são dois conteúdos distintos. O aspecto que os distingue é principalmente o objetivo da escrita que impulsiona o conteúdo e o estilo. O copywriting é persuasivo, pode ser informativo e é promocional na natureza para atrair em uma audiência.

Preciso ser um excelente escritor para começar?

Você precisa de uma compreensão básica de gramática, ortografia, revisão e estrutura de sentença (sintaxe), mas sua experiência de escrita pode ser mínima para começar. Você deve aproveitar o processo de escrita e o desafio de atrair e audiência com suas palavras em copywriting. Através do processo de escrita, você trabalhará para criar conteúdo de alta qualidade para atender a uma necessidade específica.

Que tipos de escrita eu preciso saber?

Os copywriters podem receber uma matriz de solicitações diferentes. Você pode ser solicitado a escrever blogs, conteúdo da Web, posts de mídia social, cópia publicitária, escrita criativa ou conteúdo da web. No entanto, os clientes fornecerão regularmente a você um guia, e você trabalhará em uníssono com os editores que ajudam a concentrar o conteúdo e o formato.

Qual tipo de copywriting é o melhor?

O tipo certo de copywriting será diferente com base na sua personalidade, metas de carreira e preferências de trabalho. A escrita freelance oferece flexibilidade e conveniência, mas pode ser um desafio em termos de consistência.

Se você não construiu um seguimento nas plataformas de mídia social, ou se estiver apenas começando, pode levar algum tempo para construir um público e criar uma fonte de renda viável. Com uma paixão por escrita e determinação, você pode se encontrar com sucesso em escrita freelance para seus tópicos escolhidos.

No entanto, se você está procurando uma carreira em um escritório com potencial de avanço, você pode se beneficiar de uma posição como uma agência ou copywriter corporativo.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e te ajudaremos na carreira!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário