Alta habilidade e superdotação: qual a diferença e características?

Em Como usar a Internet por André M. Coelho

Indivíduos com altas habilidades e indivíduos superdotados são pessoas com diferentes motivações, habilidades e focos na vida. Os dois tipos de indivíduos compartilham muitas características, e são, basicamente, sinônimos, apesar de não serem tratados dessa forma.

Diferença entre altas habilidades e superdotação

Altas habilidades e superdotação são dois termos usados para definir a mesma coisa: pessoas com um alto nível de QI e/ou com um desempenho bem acima da média em certas habilidades, tais como raciocínio lógico, matemática, música, linguagem, mecânica, etc. O termo superdotado tem caído em desuso porque ao longo dos anos a palavra ganhou uma conotação muito poderosa, quase sobre humanas, e não é bem assim. As habilidades estão mais relacionadas a um potencial do que a uma habilidade realmente desenvolvida e por isso o termo altas habilidades, no sentido de habilidades acima da média, tem ganho tração entre os especialistas e tem sido mais utilizado.

Leia também

Altas Habilidades e superdotação

Superdotado e indivíduo com altas habilidades são a mesma coisa, mas o primeiro termo deixou de ser usado devido ao peso e preconceito carregado no termo, e devido aos novos conceitos que foram encontrados relacionados às novas inteligências. (Foto: www.mountainheightsacademy.org)

Altas habilidades e superdotação: características

Indivíduos com altas habilidades tendem a ser focados na jornada das coisas, ou seja, nos processos que levaram eles a algum lugar, e não no produto final. Um portador de altas habilidades tende a tirar conclusões adicionais de um processo com muito mais facilidade, e é mais propenso a construir abstrações. Ele vai manipular a informação que recebe para construir algo novo e melhorar os processos.

Um indivíduo com altas habilidades geralmente tem facilidade em aprender sozinho e interesse em áreas e tópicos diversos, o que pode ser um problema para uma escolha de carreira. Quando tudo é fácil e tudo é algo que você gosta, pode ficar muito difícil escolher um caminho. Muitas vezes, aprendeu a ler e falar muito cedo.

O indivíduo geralmente tem um vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal, tendo facilidade de demonstrar emoções, pensamentos, linhas de raciocínio, e ideias com palavras.

O raciocínio lógico e a resolução de problemas geralmente não são problemas para os portadores de altas habilidades, que geralmente não se encontram em dificuldades de concentração, nem de tomar a frente de projetos.

Altas habilidades: como identificar?

Geralmente, a observação por parte de professores e pais tem um papel fundamental na identificação de portadores de altas habilidades, apesar de não ser a única e nem a principal forma de identificar portadores de altas habilidades. A forma mais confiável envolve uma combinação de testes e avaliações por parte de um psicólogo e, no caso de indivíduos ainda em idade escolar, observação e relatórios dos professores.

No teste, o QI do indivíduo geral tem que estar acima de 130, e outras habilidades testadas tem de estar em percentis altos. Através de relatos e entrevistas, incluindo as características das altas habilidades citadas acima.

Altas habilidades e superdotação: conceito no aprendizado

Alunos superdotados têm suas próprias idéias de como as coisas devem ser feitas, geralmente não preferindo ter uma figura de autoridade no comando. Preferem, geralmente, que as coisas sejam complexas, ricas em detalhes. Grandes empreendedores muitas vezes o amor regras, mas os estudantes talentosos muitas vezes querem apenas orientações básicas.

O portador de altas habilidades tem muitas vezes a habilidade de lidar com uma tarefa ou habilidade específica após poucas repetições, geralmente sem muita dificuldade. Sua capacidade de memorização está, geramente, acima da média, tanto para a invocação da memória de curto prazo quanto a memória de longo prazo.

Altas habilidades, superdotação, talento e vida social

Um portador de alta habilidade geralmente não enfrente sérios prolemas com seu progresso pessoal e acadêmico, apesar de poderem cair em uma armadilha de autocrítica devido a uma cobrança excessiva sobre si mesmos. Indivíduos com altas habilidades normalmente buscam a companhia de seus semelhantes, o que significa muitas vezes que um portador de altas habilidades vai andar com pessoas mais velhas e adultos quando criança, por exemplo, pois estes entendem melhor dos assuntos que o portador de altas habilidades trata em suas conversas geralmente. Mesmo após adulto, pode ser um desafio para o portador de altas habilidades encontrar adultos com os quais ele interaja ao mesmo nível, apesar disso ser mais uma questão de adaptação.

Você conhece alguém que possui altas habilidades? Como é lidar com essa pessoa? Como essa pessoa descobriu que tinha altas habilidades?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário