Trabalhar em casa – as principais vantagens!

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

A palavra de ordem no mercado de trabalho ultimamente tem sido flexibilidade. As pessoas querem cada dia mais passar mais tempo em casa, fazer seus próprios horários e se possível, trabalhar a maior parte do tempo no conforto de seus lares. E quais são as vantagens disso?

Eu trabalho somente em casa, pela internet. Existem outros tipos de trabalho que não precisam de internet que também podem ser feitos diretamente de casa, mas isso não vem ao caso. Neste tempo em que trabalho em casa, vi que uma das principais vantagens é com a questão de horários. Tem dias que você acorda um pouco indisposto pela manhã e vai trabalhar de tarde. Em outros, prefere o ânimo e empolgação matinal para isso. E em algumas situações, como é meu caso enquanto escrevo este artigo, você pode até trabalhar de madrugada, algo que não é possível para a maior parte dos empregos. Posso também deixar de trabalhar uma sexta e dividir meu trabalho durante o final de semana, me programando para viagens ou eventos que tomem o meu tempo de forma positiva.
Outra vantagem é sobre a qualidade de vida e o custo de vida. Você passa a gastar menos tempo e dinheiro com transporte e alimentação. Você pode fazer uma dieta mais saudável, criar um horário flexível de exercícios físicos, comer junto com sua família ou amigos. Isso não tem preço.

Leia também

E ao falar em amigos e família, a flexibilidade também possibilita que você possa fazer mais programas com seus amigos durante a semana, separando seus turnos de trabalho e cumprindo metas, caso necessário.

Trabalhar em casa

Muito vantajoso é trabalhar em casa. Mas tome cuidado para não pensar no trabalho apenas como diversão e relaxamento no conforto da residência. (Foto: revistapegn.globo.com)

Eu vejo que está flexibilidade e a possibilidade de trabalhar em casa impulsionaram uma melhora significativa na minha vida pessoal. Lógico que há também desvantagens, mas só de você estar no seu conforto e poder focar em fazer o que você gosta, já faz uma grande diferença e me motiva a querer trabalhar ainda mais. Se vocês puderem negociar dias de trabalho em casa, faça-o o quanto antes! Mas tenha disciplina e nunca desrespeite seu cronograma de trabalho, ou você estará procurando encrenca.

Um erro que muitas pessoas cometem ao começar a trabalhar em casa é priorizar a diversão ao invés da dedicação. Esse é um risco muito grande, pois para aqueles que tiveram que negociar o trabalho em casa podem perder esse privilégio se resultar em uma obrigação de voltar ao trabalho tradicional. Organize-se antes de começar o trabalho em casa e previna-se contra as tentações do conforto de casa. Deixe claro aos seus familiares que, apesar de estar em casa, você tem ainda um horário de trabalho e não pode ser interrompido durante ele. Mas faça pausas regulares para um descanso ou você estará vivendo apenas e somente para trabalhar.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário