Computador all in one, o que é?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Os computadores all-in-one são como sistemas convencionais de computadores desktop em termos de recursos e funcionalidades. A única diferença entre um all-in-one em relação a um PC desktop é o número de componentes. Enquanto os desktops são compostos do gabinete do computador, além de um monitor separado, os all-in-ones combinam a tela e o computador em um pacote. Esta consolidação fornece ao sistema de computador all-in-one um perfil menor que um sistema de computador de mesa.

o que é um computador all in one?

A mais antiga forma de computador usava grandes tubos de raios catódicos. Devido ao tamanho dos monitores, os sistemas de computador foram compostos de três componentes principais: o monitor, o gabinete do computador e os dispositivos de entrada.

Leia também

Como o tamanho dos monitores diminuiu e o mercado de computadores consolidados em linhas de produtos compatíveis com IBM e compatíveis com Apple, as empresas de informática começaram a integrar a caixa do computador no monitor para criar projetos all-in-one. Estes primeiros sistemas de computador all-in-one ainda eram grandes e custavam mais do que uma configuração padrão da área de trabalho.

O mais bem sucedido dos computadores pessoais all-in-one era o Apple IMAC. O design original usou o monitor de raios catódicos com as placas de computador e componentes integrados abaixo do tubo.

Com o advento dos monitores LCD para exibições e peças móveis ficando menores e mais poderosas, o tamanho do sistema de computador all-in-one diminuiu drasticamente. Agora, os componentes do computador podem ser facilmente integrados por trás do painel LCD ou na base do visor.

Computadores all in one

Um computador All In One vai atender necessidades básicas de um usuário, e até dá pra jogar um pouco. (Imagem: divulgação)

Comprar um all in one ou um PC desktop?

Comprar um desktop oferece várias vantagens sobre a compra de um PC All-in-One. Muitos processadores dos PCs All-in-One (CPUs), drives, memória (RAM) e outros componentes são projetados para laptops. Essa arquitetura faz o total de um compacto, mas também dificultam o desempenho geral do sistema. Normalmente, esses componentes de laptop não funcionam tão bem quanto um modelo de desktop.

Para a pessoa média, os all-in-obes geralmente funcionam rápido o suficiente, mas se você é um gamer de PC, você receberá o poder extra de um PC de desktop de jogos.

Outro desafio com os computadores all-in-one é a falta de opções de atualização. Enquanto a maioria dos casos de computador de mesa pode ser aberta para instalar e substituir componentes, os sistemas all-in-one apresentam um design fechado. Esta abordagem de design normalmente limita os sistemas para ter apenas sua memória atualizada.

Com o aumento de conectores periféricos externos de alta velocidade, como USB 3.0 e Thunderbolt, as opções de atualização interna não são tão críticas quanto antes, mas ainda fazem diferença para alguns componentes, como o processador gráfico.

Comprar um all in one ou um laptop?

O all-in-One é menor que uma área de trabalho, mas ainda está amarrado a um espaço de mesa. Laptops portáteis, inversamente, movem-se entre locais e fornecem energia através de suas baterias. Esta portabilidade os torna mais flexíveis do que a all-in-one.

Como muitos PCs All-in-One usam todos os mesmos componentes que laptops, os níveis de desempenho são mais idênticos entre os dois tipos de computadores. A única vantagem de que um PC All-in-One pode conter é o tamanho da tela. Enquanto o All-in-one PCs geralmente vêm com tamanhos de tela entre 20 e 27 polegadas, os laptops ainda são geralmente restritos a exibições de 17 polegadas ou menores.

Os sistemas all-in-one costumavam ser menos caros do que laptops, mas com avanços tecnológicos, o jogo agora tem mudado. Você encontrará muitos computadores portáteis por preçoes acessíveis (entre 2 e 5 salários mínimos), enquanto o sistema típico all-in-one agora custa entre 50% a 100% a mais do que um laptop.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário